Qual é a diferença entre uma moldura pintada e folheada?

Você já se perguntou qual é a diferença de uma moldura pintada para uma folheada? Há uma grande disparidade de qualidade entre as opções? Uma é muito mais cara que a outra? Neste post, iremos responder estas perguntas e explicar alguns detalhes sobre as semelhanças e diferenças nestes dois acabamentos para molduras.

Qual é a diferença?

A diferença está no processo! A moldura para ser pintada necessita apenas da aplicação da cor de escolha sob a madeira com tinta branca para limpar o tom. Apesar de ser um processo teoricamente simples, também requer técnica para alcançar um bom acabamento.

Já para o processo de folheação, a moldura passa por mais etapas. Uma vez estruturada, aplica-se na madeira um preparado de cola chamado de “vermelhão” pelos profissionais. Só então as folhas de ouro são adicionadas manualmente e delicadamente por toda a moldura, sendo ajustada a cada detalhe da textura do modelo escolhido. Nesta etapa é necessária muita cautela e atenção ao manusear as folhas que são muito delicadas e fáceis de rasgar, e então cobrir os mínimos nuances da extensão da moldura para ter um acabamento de qualidade.

É importante ressaltar que não existem pinturas de ouro ou prata! A única opção disponível no mercado é de hot stamp, um processo industrial de impressão na moldura. Chamamos de molduras pintadas aquelas em cores diversas como branco, preto, vermelho, pátina, etc.

A diferença de preço é grande?

A descrição dos dois processos no tópico acima já denuncia que sim, há uma grande diferença de preço para as técnicas. Além de demandar mais tempo para execução, as molduras folheadas requerem uma mão de obra específica e possui alto custo nos materiais. Folhas de ouro e de prata não são materiais baratos, mas são duradouros e possuem um resultado maravilhoso para molduras mais elegantes!

Qual devo escolher: pintada ou folheada?

Depende! É necessário levar em consideração o desejo do cliente, o valor a ser investido e o que irá harmonizar melhor com a obra e o ambiente em que será exposta. Molduras de qualidade são oferecidas nas duas opções, por isso converse com um profissional para entender qual moldura é a ideal para o seu caso. Mas deixamos uma dica de ouro: jamais opte por laca! Confie no trabalho artesanal, sempre.

0 comentários

Siga-nos nas redes sociais!

android-baixar ios-baixar
×

Olá!

Envie sua mensagem para nosso WhatsApp ou entre em contato direto pelos telefones (21) 99307-1126 | 2521-4090 | 3158-5719 ou através de nosso e-mail contato@emolduras.com.br

× Como posso te ajudar?