Você está pensando em pendurar seus quadros em casa mas não saber por onde começar? O processo de escolher o local, fazer a composição e pendurar os quadros pode (e deveria) ser divertido! Apesar de parecer uma atividade intimidante, algumas dicas podem auxiliar em todas as etapas desse processo.
Escolhendo o ambiente
O primeiro passo é escolher o local ideal para expor seus quadros. Verifique se o ambiente é apropriado para eles. Evite locais úmidos e que recebam luz solar direta, pois ambos fatores são prejudiciais para as obras no longo prazo. Precisamos pensar na conservação! Certifique-se também que a parede selecionada tenha espaço suficiente para receber os quadros que deseja.
Definindo a composição
Não fure a parede sem pensar na composição dos quadros! Planejamento evita arrependimentos e você não vai querer paredes furadas sem necessidade. Determine exatamente quais são os quadros e onde deseja pendurá-los. Pensar a composição como um todo ajuda a não termos surpresas depois.
Caso planeje pendurar vários quadros em uma mesma parede, atente-se ao espaço entre as obras. Mas fique tranquilo pois não existem regras e limites, divirta-se com a composição.
Definindo a posição
Altura para os quadros também tendem a ser uma dúvida frequente. Em galerias e museus, tendemos a pendurar obras na altura dos olhos. Porém as dimensões do seu ambiente, com tetos altos ou baixos, e a composição com os móveis podem influenciar nessa escolha.
Não há regras determinantes, mas buscar a altura dos olhos é um bom guia para escolher a altura. Se possível, teste olhar para o quadro com uma certa distância enquanto alguém o segura na posição desejada antes de furar!
Furando a parede
Sim, furando! Após marcar a posição na parede, use bucha e parafuso ou prego de aço para pendurar o seu quadro. Não confie em alternativas como adesivos, pois eles não são resistentes e podem acabar causando danos para o seu quadro.
Porém, claro, a melhor opção é sempre contar com um profissional que possa fazer isso por você! A expertise é insubstituível. Mas, caso planeje entrar nessa aventura sozinho, esperamos que essas dicas possam ajudar.
0 comentários