Funcionalidade ou estética: qual aspecto devemos priorizar ao decorar a casa?
Funcionalidade ou estética: qual aspecto devemos priorizar ao decorar a casa? Esta é uma questão de preferência pessoal, mas hoje apresentaremos o nosso ponto de vista enquanto profissionais no mercado de molduras e arte há mais de 46 anos. Quadros e outros objetos decorativos sempre aparecem em postagens de inspiração para banheiros e lavabos online, mas será que esta é realmente uma escolha prática para sua casa? Estes quadros resistirão ao ambiente? Explicamos estas e outras dúvidas abaixo.
É seguro colocar o quadro no lavabo ou banheiro?
O risco não está para as pessoas da casa, mas sim para a obra e a moldura! Quadros são objetos muito delicados, mesmo quando produzidos com materiais de melhor qualidade. Molduras artesanais feitas a partir de materiais com padrão museológico, como as nossas, também não resistem a estes ambientes em longo prazo.
O que acontece com a moldura e o quadro nestes ambientes?
A maior preocupação deve ser o contato direto da obra com a água. As gotículas podem invadir pelas laterais das molduras e danificar a obra, chegando a deixar inflado caso seja uma impressão em papel. Ainda que não ocorra o contato direto, também é necessário ter uma boa circulação de ar para evitar a concentração do vapor no quadro.
Já tenho um quadro no banheiro, e agora?
Para entender o estado do seu quadro, atente-se ao verso da moldura! Caso ele apresente manchinhas na parte de trás, significa que a umidade alcançou a obra e é necessário levar para um especialista analisar se há possibilidade de restauração. Se ele não apresentar sinais de danificação, recomendamos verificar o estado da umidade do ambiente e, no melhor cenário, retirar a obra do local antes que ocorra o dano.
0 comentários