Uma moldura nunca é apenas uma moldura. Uma série de elementos compõem o enquadramento para valorizar ainda mais a obra ou objeto emoldurado. Apesar da moldura externa ser o que normalmente ganha a atenção imediata, detalhes como a cor ou o material do passe-partout fazem toda a diferença no acabamento final!
O que é o passe-partout?
O passe-partout é um material à base de papel com pH neutro ou acid free que aparece ao redor de alguns quadros, é um dos elementos chave para quem busca a longevidade da peça emoldurada e, assim como as molduras, também estão disponíveis em diversas cores e acabamentos!
Em relação às cores para o passe-partout, nós gostamos de optar pelas cores neutras pois dão destaque para a peça e moldura. Mas as cores também são uma opção para quem busca quadros um pouco mais descontraído! Mas, como escolher um passe-partout pintado ou de tecido? Qual a diferença entre eles e qual é o melhor?
Passe-partout pintado x Passe-partout em tecido
No caso do passe-partout pintado, usamos a madeira e tingimos em cores claras e neutras, como branco, gelo e DKP. Com esta opção conseguimos criar uma margem clara ao redor da tela, trazendo luz e destacando a obra da moldura.
Para o passe-partout de tecido, visando um enquadramento mais fino, trabalhamos com Linho, Brim, Cânhamo fino e Juta. Forramos a madeira com um destes tecidos para dar mais bossa ao conjunto da moldura, resultando em um acabamento mais fino e sofisticado.
Qual é a melhor opção?
Depende! Nós gostamos de trabalhar com as duas versões, mas o seu quadro irá ditar qual o melhor material para o caso específico e o acabamento que você deseja. Por exemplo, você está buscando um acabamento mais elegante ou descontraído? Estes fatores irão influenciar na escolha final.
Porém, é importante frisar que existem tendências! Os passe-partout de tecido tendem a aparecer em quadros mais clássicos, de artistas mais impressionistas. Já os pintados são usados nos modelos Kaminagai e em quadros naïf. Consulte um profissional para entender o que é o melhor para o seu caso.
0 comentários